Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

SUMÁRIO


INÍCIO

ACESSIBILIDADE

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

TRABALHO ACADÊMICO

ARTIGO CIENTÍFICO

PROJETO DE PESQUISA

CITAÇÕES

REFERÊNCIAS

NOTAS DE RODAPÉ

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICE A — ESCOPO DAS NORMAS ABNT APLICADAS A TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXOS


DOCUMENTOS MODELO

Normaliza IFB - 2ª Edição (versão PDF)


Comissão de Elaboração

prefacio

Apresentação

PREFÁCIO


É com grande satisfação que apresentamos a 2ª edição do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Fruto de um trabalho coletivo e colaborativo que envolveu profissionais bibliotecários, professores e estudantes, esta segunda edição consolida as atualizações das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos até a presente data e apresenta orientações para a produção de trabalhos de conclusão de curso (TCC), projetos de pesquisa e artigos científicos. Por meio de exemplos didáticos, claros e objetivos, com linguagem simples e direta, o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos destina-se a estudantes de cursos técnicos e de cursos superiores, a professores e aos demais profissionais da educação envolvidos com a produção de trabalhos técnico-científicos.

Importa destacar que a 1ª edição do Manual foi disponibilizada em 2017 à Comunidade Acadêmica no formato PDF e em versão digital, na plataforma normaliza.ifb.edu.br. A adoção de uma versão digital permite que o embasamento técnico para a padronização da produção científica seja apresentado de modo prático e didático.

Seguindo a mesma dinâmica, a 2ª edição do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos também será disponibilizada pela plataforma Normaliza. Construída com muito primor pela equipe envolvida, exigiu uma pesquisa exaustiva, com foco na qualidade técnico-científica da produção da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, buscando contextualizar as normas de maneira intuitiva, com vistas ao atendimento da comunidade acadêmica, inclusive no que se refere à acessibilidade.

Acreditamos que, assim como na 1ª edição, que alcançou, até a presente data, mais de 12.000 acessos, esta 2ª edição trará inúmeros benefícios para a promoção e a divulgação do conhecimento produzido a partir dos processos de pesquisa e investigação, podendo inclusive ser utilizada como material de apoio pedagógico em aulas de metodologia científica.

Desejamos que a consulta e o uso pedagógico da 2ª edição do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos possam contribuir para a qualidade da produção técnico-científica do Instituto Federal de Brasília.

Veruska Ribeiro Machado

Pró-reitora de Ensino

APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO

prefacio.txt · Última modificação: 25/11/2021 08:37 (edição externa)