Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

SUMÁRIO


INÍCIO

ACESSIBILIDADE

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

TRABALHO ACADÊMICO

ARTIGO CIENTÍFICO

PROJETO DE PESQUISA

CITAÇÕES

REFERÊNCIAS

NOTAS DE RODAPÉ

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICE A — ESCOPO DAS NORMAS ABNT APLICADAS A TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXOS


DOCUMENTOS MODELO

Normaliza IFB - 2ª Edição (versão PDF)


Comissão de Elaboração

trabalho_academico:parte_interna:elementos_pre_textuais:resumo_lingua_vernacula

Lombada

Resumo em língua vernácula

Conforme a NBR 6028 (ABNT, 2021), o resumo deve mencionar os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Elaborado em apenas um parágrafo, com espaçamento de 1,5 entre linhas, a primeira frase deve ser significativa e explicar o tema principal do documento. Convém usar o verbo na terceira pessoa do singular. Evita-se o uso de fórmulas, equações, abreviaturas etc. que, se imprescindíveis, devem ser escritas por extenso. O resumo de trabalhos acadêmicos deve conter de 150 a 500 palavras.

A inclusão de referência bibliográfica do próprio documento, antes do texto do resumo, é opcional. A formatação deve ser a mesma para as referências descritas no capítulo 6 Referências deste manual (Figura 11).

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do texto, separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto final. Podem ser utilizadas, no máximo, cinco palavras-chave que devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos (ABNT, 2021, p. 2).

Epígrafe Resumo em língua estrangeira

trabalho_academico/parte_interna/elementos_pre_textuais/resumo_lingua_vernacula.txt · Última modificação: 25/11/2021 08:37 (edição externa)