Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

introducao

Introdução

INTRODUÇÃO

Trabalhos acadêmicos e científicos têm como objetivo promover e divulgar o conhecimento produzido a partir dos processos de pesquisa e investigação. Portanto, eles reúnem dados técnicos e científicos que são registrados de forma permanente, de modo a facilitar sua consulta e recuperação.

Assim, a necessidade de normalização para a apresentação gráfica e formatação dos trabalhos acadêmicos se destaca como garantia da qualidade na circulação, comunicação e no intercâmbio das informações geradas.

A normalização bibliográfica apresenta-se, dessa forma, como importante instrumento técnico em prol do intercâmbio de informações na comunidade acadêmica e científica, uma vez que determina os dados necessários para a identificação do documento e sua forma de apresentação, o que facilita seu registro em bases de dados e sua utilização pelos pesquisadores.

Nesse sentido, este Manual busca oferecer orientações quanto à utilização das normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos, de modo a incentivar a produção e transmissão do conhecimento gerado no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB), e contribuir, assim, com a qualidade técnico-científica de sua produção.

As recomendações apresentadas foram elaboradas de acordo com os padrões das Normas Brasileiras (NBR) de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • NBR 6022:2018 — Informação e documentação — Artigo em publicação periódica científica impressa — Apresentação;
  • NBR 6023:2018 — Informação e documentação — Referências — Elaboração;
  • NBR 6024:2012 — Informação e documentação — Numeração progressiva das seções de um documento — Apresentação;
  • NBR 6027:2012 — Informação e documentação — Sumário — Apresentação;
  • NBR 6028:2021 — Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação;
  • NBR 6029:2006 — Informação e documentação — Livros e Folhetos — Apresentação;
  • NBR 6034:2004 — Informação e documentação — Índice — Apresentação;
  • NBR 10520:2002 — Informação e documentação — Citações em documentos — Apresentação;
  • NBR 12225:2004 — Informação e documentação — Lombada — Apresentação;
  • NBR 14724:2011 — Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação;
  • NBR 15287:2011 — Informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação.

Por basear-se nas normas brasileiras, o conteúdo do Manual está sujeito a modificações, devido à atualização das próprias normas e/ou para inclusão de novos exemplos/esclarecimentos que possam contribuir para os seus objetivos.

Desse modo, este Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos descreve e exemplifica, de forma clara e objetiva, as diversas normas da ABNT quanto à construção de textos acadêmicos, oferecendo embasamento técnico para a padronização da produção científica de modo prático e didático no âmbito do IFB.

Por fim, de forma complementar, é disponibilizada a plataforma normaliza.ifb.edu.br, na qual é possível acessar todo o conteúdo deste Manual no formato online, além dos modelos (templates) oficiais para cada tipologia textual aqui abordada: trabalho acadêmico, artigo acadêmico e projeto de pesquisa.

PREFÁCIO Trabalho acadêmico

introducao.txt · Última modificação: 25/11/2021 08:37 (edição externa)