Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

SUMÁRIO


INÍCIO

ACESSIBILIDADE

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

TRABALHO ACADÊMICO

ARTIGO CIENTÍFICO

PROJETO DE PESQUISA

CITAÇÕES

REFERÊNCIAS

NOTAS DE RODAPÉ

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICE A — ESCOPO DAS NORMAS ABNT APLICADAS A TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXOS


DOCUMENTOS MODELO

Normaliza IFB - 2ª Edição (versão PDF)


Comissão de Elaboração

glossario

GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO 3

Agradecimento: texto em que o(a) autor(a) faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração da publicação.

Anexo: texto ou documento não elaborado pelo(a) autor(a), que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

Apêndice: texto ou documento elaborado pelo(a) autor(a), a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

Artigo original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

Artigo técnico e/ou científico: parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica.

Autor(es) entidade(s): instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.

Autor(es): pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.

Capa: revestimento externo, de material flexível (brochura) ou rígido (cartonado ou encadernado). A primeira e a quarta capas são as faces externas da publicação. A segunda e a terceira capas são as faces internas ou verso da primeira e quarta capas, respectivamente.

Capítulo, seção ou parte: divisão de um documento, numerado ou não.

Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.

Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Citação direta: transcrição textual de parte da obra do(a) autor(a) consultado.

Citação indireta: texto baseado na obra do(a) autor(a) consultado.

Coleção ou série editorial: são recursos criados pelos editores ou pelas instituições responsáveis, para reunir conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico-editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantêm correspondência temática entre si.

Data: indicação do ano, mês e dia, quando houver, da publicação.

Dedicatória: texto em que o(s) autor(es) presta(m) homenagem e/ou dedica(m) seu trabalho.

Direito autoral: proteção legal que o autor ou responsável — pessoa física ou jurídica — tem sobre a sua produção intelectual, científica, técnica, cultural ou artística, também chamado copirraite (copyright em inglês).

Documento: qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros.

DOI (Digital Object Identifier): sistema (padrão) usado para identificar documentos digital em rede de computador.

Edição: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.

Editor: responsável pela direção da publicação.

Editora: casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.

Epígrafe (Acadêmico): texto em que o(a) autor(a) apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

Epígrafe (Jurídico): texto que, colocado no início de uma lei, esclarece seus propósitos e fixa a data de início de sua aplicação.

Errata:lista que indica as páginas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções. Apresenta-se, quase sempre, em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.

Folha de rosto: folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, também chamada de rosto.

Glossário: lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

Índice: lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

Lista: enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc., na ordem de sua ocorrência.

Lombada: parte da capa que reúne as margens internas ou dobras das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira; também chamada de dorso.

Monografia: item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.

Nota de rodapé: indicação, observação ou aditamento ao texto feito pelo(a) autor(a), tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

Nota explicativa: nota usada para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

Publicação periódica: publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente.

Recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista.

Referência: conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

Resenha: análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.

Resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

Resumo indicativo: trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original.

Resumo informativo: trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

Seção: parte em que se divide o texto de um documento, que contém as matérias consideradas afins em exposição ordenada conforme o assunto.

Separata: publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão “Separata de” em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo(a) próprio(a) autor(a) da parte, ou pelo editor.

Subtítulo: informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento.

Sumário: enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

Suplemento: documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, apenas de forma editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.

Tabela: forma não discursiva de apresentar informações nas quais os dados numéricos se destacam como informação central.

Título: palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.


3 Todos os verbetes foram retirados das Normas da ABNT.

REFERÊNCIAS APÊNDICE A — ESCOPO DAS NORMAS ABNT APLICADAS A TRABALHOS ACADÊMICOS

glossario.txt · Última modificação: 25/11/2021 08:37 (edição externa)