Barra lateral

trabalho_academico:parte_interna:elementos_pre_textuais:resumo_lingua_vernacula

Resumo em língua vernácula

Conforme a NBR 6028 (ABNT, 2021), o resumo deve mencionar os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Elaborado em apenas um parágrafo, com espaçamento de 1,5 entre linhas, a primeira frase deve ser significativa e explicar o tema principal do documento. Convém usar o verbo na terceira pessoa do singular. Evita-se o uso de fórmulas, equações, abreviaturas etc. que, se imprescindíveis, devem ser escritas por extenso. O resumo de trabalhos acadêmicos deve conter de 150 a 500 palavras.

A inclusão de referência bibliográfica do próprio documento, antes do texto do resumo, é opcional. A formatação deve ser a mesma para as referências descritas no capítulo 6 Referências deste manual (Figura 11).

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do texto, separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto final. Podem ser utilizadas, no máximo, cinco palavras-chave que devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos (ABNT, 2021, p. 2).

Resumo em língua estrangeira

Elemento obrigatório, com o mesmo conteúdo e as mesmas características de apresentação do resumo em português. Deve ser digitado em folha separada. Em inglês chama-se Abstract; em francês Résumé; em espanhol Resumen. Seguido também de palavras-chave escritas na língua estrangeira, separadas por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto final. As palavras-chave devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

Seção anterior Próxima seção

trabalho_academico/parte_interna/elementos_pre_textuais/resumo_lingua_vernacula.txt · Última modificação: 14/09/2022 22:24 por barbara.silva