O glossário corresponde ao conjunto de palavras ou expressões que, utilizados no corpo do texto, podem trazer dúvidas ao entendimento do leitor e, assim, faz-se necessária a inclusão desta seção para elucidação dos termos. Caso não haja a previsão, por parte do(a) autor(a), de dubiedade dos termos utilizados, esse elemento não precisa ser inserido (opcional). Se, por outro lado, o(a) autor(a) considerar necessária a inclusão do glossário, o mesmo deve constar em ordem alfabética.
O apêndice consiste em um “texto ou documento elaborado pelo(a) autor(a), a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.” (ABNT, 2011, p. 1, grifo nosso).
A sua inclusão, no projeto de pesquisa, não é obrigatória, mas, quando o(a) autor(a) considerar necessária, o mesmo “deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título centralizado no topo da página” (ABNT, 2011, p. 6) com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias.
Exemplo:
APÊNDICE A — QUESTIONÁRIO DISCENTE
Já o Anexo, elemento pós-textual opcional, é um “texto ou documento não elaborado pelo(a) autor(a), que serve de fundamentação, comprovação e ilustração” (ABNT, 2024, p. 2, grifo nosso).
Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título centralizado no topo da página com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias.
Exemplo:
ANEXO A — TERMO TÉCNICO DO CONSELHO DE ÉTICA DO IFB
Caso o anexo contenha referências bibliográficas, todas devem constar no próprio anexo, seja em notas de rodapé ou lista específica constante nas partes finais.
O índice, em um projeto de pesquisa, constitui um elemento opcional e, se incluído, o(a) autor(a) deve fazê-lo sob as indicações da NBR 6034 (ABNT, 1989).