Essa é uma revisão anterior do documento!
Quando se tratar de citação de texto em língua estrangeira duas opções se apresentam:
Exemplo:
No corpo do texto:
Segundo Saracevic (1995, p. 2, tradução nossa), a Ciência da Informação é
um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas de efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação3.
No rodapé da página:
Recomenda-se critério ao utilizar documentos retirados da internet, seja pela confiabilidade da informação, bem como em relação à temporalidade do documento (data de publicação na internet ou data de acesso).
A referência completa dos documentos eletrônicos que deram origem à citação deve constar da listagem de referências ao final do trabalho.
Se o documento eletrônico não for paginado, cita-se apenas o(a) autor(a) e data.
Exemplos:
No corpo do texto:
“Gastronomia desempenha um papel completamente novo na sociedade. Tornou-se um tema cultural tão importante quanto à moda, à sexualidade, à violência.” (Dória, 2015, p. 6).
Na lista de referências:
DÓRIA, Carlos Alberto. O que é gastronomia hoje? Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/02/o-que-e-a-gastronomia-hoje/. Acesso em: 27 abr. 2016.
As citações diretas e indiretas de fontes advindas de geração de conteúdo criado por inteligências artificiais (IAs) devem possuir o indicativo de autoria pela empresa detentora e mantenedora da ferramenta, seguida do ano em que foi gerada a resposta. O comando (prompt) completo ou abreviado pode ser indicado em nota de rodapé.
Os respectivos modelos de referência para fontes geradas por IAs são tratadas ao final da Seção 6.4.11.1 Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico.
Exemplos:
No corpo do texto:
Segundo resposta do ChatGPT (OpenAI, 2025)3, “caso o chapéu seletor tivesse decretado que Harry Potter entrasse na casa Sonserina ao invés de Grifinória [...]”.
Na Nota de rodapé:
No corpo do texto:
O boletim de boas-vindas trouxe, a partir posterior pesquisa com os novos funcionários, maior inteiração entre toda a equipe por conta da estrutura otimizada e criativa do documento. Isso por possível após revisão e sugestões feitas por inteligência artificial (Gemini, 2025).4
Na Nota de rodapé: