Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Deve-se ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. É uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.
Deve ser apresentado em um parágrafo, com alinhamento justificado com espaçamento entre linhas simples. Deve conter a explicação do tema principal do documento e a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, etc.). O verbo deve estar na terceira pessoa do singular. A extensão do resumo deve ser de 100 a 250 palavras (ABNT, 2021, p. 2).
A inclusão de referência bibliográfica do próprio documento, antes do texto do resumo, é opcional. A formatação deve ser a mesma para as referências descritas no capítulo 6 Referências deste manual (Figura 19).
As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave” e separada das palavras por dois pontos (:). As palavras deverão ser separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto.
As palavras-chave devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, exceto os substantivos próprios e nomes científicos (ABNT, 2021, p. 2).
O resumo em língua estrangeira é a tradução do resumo para outro idioma (em inglês, ABSTRACT; em espanhol, RESUMEN; e em francês, RESUMÉ). Deve suceder as palavras-chaves em língua vernácula.
É a tradução da “Palavra-chave” para outro idioma (em inglês, Keywords; em espanhol, Palabras clave; em francês, Mots-clés). Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, exceto os substantivos próprios e nomes científicos, separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto (ABNT, 2021, p. 2).