Desenvolvimento

CITAÇÕES

De acordo com a NBR 10520 (ABNT, 2023), citação é a forma de fazer menção a informações retiradas de outras fontes (livros, revistas, etc.). São informações ou ideias extraídas de outras fontes a fim de complementar o estudo ou reforçar um conhecimento descoberto e/ou formulado por outro indivíduo. O objetivo de utilizar a citação num trabalho acadêmico revela a necessidade de demonstrar que o conhecimento é construído por meio da uma cadeia de informações que estão articuladas e, ao citar uma outra fonte, contribuindo, dessa forma, para a fundamentação do argumento.

A fonte da qual foi retirada a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se os direitos autorais, uma vez que, a violação desses configura o crime de plágio que está previsto no artigo 184 do Código Penal (BRASIL, 1940).

Do ponto de vista das regras gerais, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome da autoria, pela instituição responsável ou título incluído na sentença, indicando-se a data entre parênteses e, se a citação for direta, indica-se a(s) página(s). Quando estiver entre parênteses, a fonte é grafada normalmente com primeira letra maiúscula e restantes minúsculas, salvo para siglas.

Exemplos:

Para demonstrar a importância da administração, Magalhães (2008, p. 15) enfatiza que a gestão escolar não é baseada apenas em conceitos abstratos.

“Gestão é técnica, tem metodologia própria. Gestão não é somente bom senso nem experiência; gestão se aprende, se estuda e se sistematiza!” (Magalhães, 2008, p. 15).

As supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques devem ser indicados no seguinte modo:

Exemplo:

“O guia de turismo […] deve assumir com propriedade a importante posição de liderança que seus passageiros esperam” (Campos; Serpa, 2010, p. 27).

Exemplo:

“Evento pode ser definido como qualquer acontecimento [podendo ser caracterizado como um projeto] que desperta interesse especial” (Borba, 2008, p. 14).

Exemplo:

“A história da educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas” (Cambi et al., 1999, p. 13, grifo nosso).

Deve-se adotar um padrão quanto ao uso do destaque (grifo, negrito ou itálico), ou seja, ao utilizar o negrito como destaque tipográfico, a recomendação é manter o recurso para todos os realces do texto.

A expressão “grifo nosso” está ligada a partes destacadas do texto. A expressão grifo nosso é um recurso utilizado por quem está redigindo o texto e deseja enfatizar alguma parte do texto.

Exemplos:

“As árvores de conhecimentos propõem uma verdadeira gramatização do reconhecimento dos saberes” (Lévy, 1996, p. 91, grifo nosso).

“Evocarei agora não mais a virtualização do conhecimento pela comunidade científica, mas a do reconhecimento dos saberes e das competências pela sociedade” (Lévy, 1996, p. 90, grifo dos autores).

As citações podem ser diretas (transcrições literais do texto) ou indiretas (livres) e podem aparecer no texto ou em notas de rodapé.

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