Elementos textuais

De acordo com a NBR 14724 (ABNT, 2011), a nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério do(a) autor(a), levando-se em consideração a temática do trabalho.

Um trabalho acadêmico é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa sistematização promove uma exposição clara e ordenada do conteúdo.

A fim de dar sustentação teórica ao trabalho, utilizam-se citações de autores que corroboram a argumentação defendida. Neste Manual, as regras de apresentação de citação poderão ser consultadas no Capítulo 6.

Introdução

Consiste na descrição genérica de todo o conteúdo tratado ao longo do trabalho. É feita a apresentação do problema investigado e são informados os argumentos, objetivos, instrumentos de pesquisa, métodos e os resultados do trabalho. Este item é numerado e deve aparecer no sumário.

Desenvolvimento

Trata-se da parte principal do texto, sendo mais extensa, pois tem por objetivo desenvolver a ideia principal, analisando-a e ressaltando os detalhes mais importantes.

O desenvolvimento geralmente divide-se em Seções/Capítulos, que variam em função da natureza do problema e da metodologia adotada.

Conclusão

A Conclusão é uma síntese do trabalho em que os resultados alcançados e as recomendações são expostos de forma pontual e concisa. É um item numerado e deve aparecer no sumário.

[[trabalho_academico:parte_interna:elementos_pre_textuais:sumario|{{:seta-esquerda-triangulo-verde.png?link:&20|Seção anterior}}]] [[ trabalho_academico:parte_interna:elementos_pos_textuais|{{ :seta-direita-triangulo-verde.png?link:&20|Próxima seção}}]]