Esta seção especifica os princípios para a elaboração de projetos de pesquisa de acordo com a NBR 15287 (ABNT, 2011), visando sua apresentação ao IFB. Ressalta-se que as condutas aqui indicadas se aplicam a projetos de natureza científica e/ou acadêmica e não possui instrução a respeito da elaboração de projetos de intervenção social ou de outras naturezas. No entanto, quando for possível, este modelo pode ser aplicado aos demais tipos de projetos, com as necessárias adaptações, sob a orientação de um docente ou responsável.
A formatação gráfica de um projeto de pesquisa representa o modo de organização física e gráfica, que inclui desde o formato do papel até os indicativos das seções do texto.
O texto deve ser apresentado em papel branco ou reciclável, formato A4 (2,10 cm x 29,7 cm), digitado na cor preta, com exceção das ilustrações. Se impresso, elementos pré-textuais devem iniciar no anverso (frente) da folha, com exceção da ficha catalográfica que deve vir no verso da folha de rosto.
Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas.