Agradecimento: texto em que o(a) autor(a) faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração da publicação.
Anexo: texto ou documento não elaborado pelo(a) autor(a), que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
Apêndice: texto ou documento elaborado pelo(a) autor(a), a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.
Artigo original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
Artigo técnico e/ou científico: parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica.
Autor(es) entidade(s): instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.
Autor(es): pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.
Capa: revestimento externo, de material flexível (brochura) ou rígido (cartonado ou encadernado). A primeira e a quarta capas são as faces externas da publicação. A segunda e a terceira capas são as faces internas ou verso da primeira e quarta capas, respectivamente.
Capítulo, seção ou parte: divisão de um documento, numerado ou não.
Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.
Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
Citação direta: transcrição textual de parte da obra do(a) autor(a) consultado.
Citação indireta: texto baseado na obra do(a) autor(a) consultado.
Coleção ou série editorial: são recursos criados pelos editores ou pelas instituições responsáveis, para reunir conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico-editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantêm correspondência temática entre si.
Data: indicação do ano, mês e dia, quando houver, da publicação.
Dedicatória: texto em que o(s) autor(es) presta(m) homenagem e/ou dedica(m) seu trabalho.
Direito autoral: proteção legal que o autor ou responsável — pessoa física ou jurídica — tem sobre a sua produção intelectual, científica, técnica, cultural ou artística, também chamado copirraite (copyright em inglês).
Documento: qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros.
DOI (Digital Object Identifier): sistema (padrão) usado para identificar documentos digital em rede de computador.
Edição: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.
Editor: responsável pela direção da publicação.
Editora: casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.
Epígrafe (Acadêmico): texto em que o(a) autor(a) apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
Epígrafe (Jurídico): texto que, colocado no início de uma lei, esclarece seus propósitos e fixa a data de início de sua aplicação.
Errata:lista que indica as páginas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções. Apresenta-se, quase sempre, em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.
Folha de rosto: folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, também chamada de rosto.
Glossário: lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
Índice: lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
Lista: enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc., na ordem de sua ocorrência.
Lombada: parte da capa que reúne as margens internas ou dobras das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira; também chamada de dorso.
Monografia: item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.
Nota de rodapé: indicação, observação ou aditamento ao texto feito pelo(a) autor(a), tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
Nota explicativa: nota usada para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.
Publicação periódica: publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente.
Recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista.
Referência: conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
Resenha: análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.
Resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Resumo indicativo: trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original.
Resumo informativo: trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Seção: parte em que se divide o texto de um documento, que contém as matérias consideradas afins em exposição ordenada conforme o assunto.
Separata: publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão “Separata de” em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo(a) próprio(a) autor(a) da parte, ou pelo editor.
Subtítulo: informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento.
Sumário: enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.
Suplemento: documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, apenas de forma editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
Tabela: forma não discursiva de apresentar informações nas quais os dados numéricos se destacam como informação central.
Título: palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.
3 Todos os verbetes foram retirados das Normas da ABNT.